Nossa Caminhada

O Galpão Cultural é um ponto de cultura, um espaço público cultural ocupado no centro da cidade de Cubatão/SP desde 2017, que mantém uma programação permanente de ensaios, apresentações teatrais, eventos, shows, festivais, saraus, intercâmbios, oficinas, cursos, exposições, performances, cinema e arte educação ambiental, dispondo ainda de uma biblioteca comunitária e um brechó, oferecendo todas as atividades de forma gratuita.

Localizado dentro do Parque Novo Anilinas - Cubatão, o Galpão Cultural era um pequeno depósito subutilizado que apresentava condições insalubres. Em vista a falta de dispositivos culturais no município, três coletivos teatrais se organizaram e após a apresentação de uma proposta de revitalização do espaço para fins culturais, em janeiro de 2017 ganham permissão para ocupar e transformar o imóvel ocioso num dos principais espaços culturais de Cubatão.

Para a reforma foram realizados alguns mutirões de limpeza e dedicado três meses de obra. Os custos foram financiados a partir de doações de cachês do Coletivo 302, doações do comércio, parcerias institucionais, contribuições voluntárias e recursos próprios.

Inaugurado afetivamente em 5 de março de 2017, a princípio serviu como teatro de bolso, sala de ensaios e oficinas, com o tempo foi encontrando sua real vocação e redimensionando-se para além do espaço físico, criando um ambiente de experimentações artísticas, rede de trocas, encontro de diversidades, construção de pensamentos políticos, abrigando eventos culturais do Proac, APAA, Ponto Mis, Curta Santos, Unesco, Plataforma de Performance do Sesc, Festival de Teatro de Cubatão, e outros, envolvendo uma teia  colaborativa de Cubatão, da Baixada Santista, Região Metropolitana do ABC e São Paulo.

Em 2018 é reconhecido como ponto de cultura pelos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014) e em pouco mais de três anos de ocupação, estima-se que foram impactadas diretamente em suas ações cerca de 10 mil pessoas, sendo todas as atividades realizadas de forma gratuita.

calendar-blank-light.png
map-pin-light.png
user-circle-plus-light.png

4 anos de

ocupação

+ de 20 bairros 

da cidade

atendidos

+ de 10 mil

pessoas alcançadas